Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Exercícios com elásticos

Um dos aparelhos mais caros das academias é a Polia, elíptica ou oval, responsável pelo trabalho de resistência progressiva, que consiste na busca pela melhora da aptidão física em geral.

Os tubos elásticos, portáteis e muito mais baratos que as polias, também podem ser utilizados para esse tipo de exercício. O equipamento ganhou popularidade pelos seus resultados na área de estética, no Pilates e em aulas localizadas, e na área de fisioterapia, onde auxiliava na recuperação de lesões.

São três tubos elásticos, divididos por níveis: amarelo (mais fácil); verde (médio) e vermelho (difícil). Eles ainda podem ser combinados para aumentar os níveis de dificuldade e se encaixar no perfil dos praticantes.

Vejamos alguns benefícios dos exercícios feitos com elásticos:

  • A execução dos movimentos exige um maior reagrupamento de fibras musculares, o que resulta na queima de boa quantidade de calorias.
  • Como todo exercício aeróbio, auxilia na melhora do sistema circulatório, reduz os níveis de stress, melhora o sono e evita a obesidade.
  • Gera fortalecimento muscular, tanto hipertrofia quanto maior resistência, resultando em consistentes melhoras no condicionamento físico e em maior resistência contra lesões.
  • Os praticantes têm uma significativa melhora na coordenação motora, na mobilidade e apresentam maior flexibilidade.
  • Pode ser utilizado para tratamentos físicos pós-cirurgicos.

Para que os exercícios com elásticos gerem resultados ainda mais positivos, não se esqueça de combiná-los com uma alimentação saudável e consultar um profissional de educação física que oriente suas atividades.